SAGRADA FAMÍLIA

Celebrar a Festa da Sagrada Família neste tempo do Natal é manter aberto o nosso coração para melhor compreender a Encarnação do Verbo, na realidade da vida humana e da família. A humanidade torna-se a Grande Família de Deus e Ele nela revela-Se profundamente humano.

O pai e a mãe do Menino Jesus estavam admirados com o que d’Ele se dizia”, esta é a verdadeira atitude da espera ativa e cristã de todas as famílias que pretendem ser pequenas igrejas domésticas:

Não se preocupar com comodismos efémeros, mas antes estar admirados e atentos ao que o Senhor nos diz e pede em cada momento, não desesperando nunca na espera por este Menino que é o Emmanuel;

Arriscar sempre tudo por Jesus e, assim, fazer da Sagrada Família de Nazaré a nossa casa e escola de comunhão, é sem dúvida o maior desafio que é colocado hoje às famílias e às comunidades cristãs, por isto, optar por este modelo de família é cumprir e dar sentido a esta festividade.

As famílias de hoje não são muito diferentes das famílias do tempo de Jesus. Passam e passaram por muitas dificuldades. Haverá maior dificuldade que dar à luz um filho num estábulo? No entanto, esta família é este lugar de acolhimento, carinho e ternura alegre, principalmente com aquela criança que iria mudar e mudou de facto a nossa História. A família de Nazaré superou todas as crises, até as de desânimo, porque se tornou num espaço:

- de experiência de vida, união e de oração;

- de diálogo, tolerância e de respeito aberto às diferenças. Maria é a mulher do SIM. José é o homem do SIM;

- de busca constante da paz. José é um homem trabalhador, protetor de Maria e de Jesus, fiel e obediente a Deus;

- de vivência da solidariedade com as dificuldades de tantas famílias. Maria é uma mulher humilde e solidária;

Estes critérios eram vivenciados pela família de Nazaré. Esta Trindade Humana só foi Sagrada Família de Nazaré porque aceitou que Jesus nascesse e nela permanecesse, “guardando no seu coração todas as coisas acerca d’Ele”.

Segui-los e adotá-los como modelo para a nossa vida em família, é aquilo que nos é proposto nesta solenidade. Só assim teremos uma família que educa na fé e para a fé, para a cidadania, para a solidariedade e para as lutas a dois por uma vida digna, é esse o caminho para a santidade.

Seguramente a verdadeira forma de se santificarem juntos, marido, mulher e filhos, é percorrerem todos o mesmo caminho de escuta e espera do Senhor, embora o ritmo de cada um possa ser diferente.

António e Hermínia 

Comentários