Sínodo da Família: o cardeal Baldisseri o apresenta à imprensa

Começa neste domingo. Participam 270 padres sinodais e cerca de 70 especialistas e auditores.
O secretário geral do Sínodo dos Bispos, o cardeal Lorenzo Baldisseri, apresentou nesta sexta-feira, na sala de imprensa da Santa Sé, algumas informações sobre o sínodo que se realizará no Vaticano de 4 a 25 de outubro sobre a família.
Neste sábado, o santo padre Francisco, os bispos e os católicos do mundo inteiro fazem a vigília de oração. Ao entardecer, na Praça de São Pedro, “resplandecerá a beleza da família através das velas acesas”, disse o cardeal Baldisseri, acrescentando que, no domingo, 4, a santa missa abrirá a assembleia geral ordinária do sínodo sobre “A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo”. Os fiéis de todo o mundo poderão unir-se ao caminho conjunto dos seus pastores “cum Petro et sub Petro”.

“O sínodo tem que ser um espaço protegido, para que o Espírito Santo possa agir e os padres tenham a liberdade de se expressar com parresia”.
No final do sínodo, em 24 de outubro, será apresentado o texto definitivo da Relatio finalis, que, na mesma tarde, será submetida à votação. Uma vez votada, “em conformidade com a natureza do sínodo, fruto do trabalho colegial dos Padres”, a Relatio finalis “será entregue ao Santo Padre, a quem competem as decisões”.
Participarão 270 padres sinodais, sendo 74 cardeais, entre eles um patriarca cardeal e dois arcebispos maiores, além de 6 patriarcas, 1 arcebispo maior, 73 arcebispos (dos quais 3 titulares), 102 bispos (dos quais 6 auxiliares), 3 vigários apostólicos e um emérito, 2 párocos e 13 religiosos. Farão parte, ainda, 24 especialistas ou colaboradores do secretário especial, dos quais 18 são pais ou mães, representando as famílias; 51 são auditores ou auditoras e 14 são delegados fraternos.

Os Circuli Minores serão por idiomas: 1 em alemão, 4 em inglês, 3 em espanhol, 2 em italiano e 3 em francês. Durante o sínodo, haverá 39 relações dos Circuli Minores e cerca de 50 padres sinodais falarão na sala de imprensa do Vaticano.

Por Sergio Mora
Cidade do Vaticano, 02 de Outubro de 2015 (ZENIT.org)

Comentários