Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de Outubro 19, 2014

"A esperança da família": reflexão pós-sinodal na Universidade Europeia de Roma

Cardeal Müller, Dom Negri, Dom Melina e Constance Miriano juntos na mesa redonda organizada pela Universidade para falar sobre Família, Fé e Matrimonio.
A primeira fase do Sínodo terminou e agora é o momento das reflexões pós-sinodal, cuja tarefa é traduzir no tecido vivo da comunidade dos fiéis as instancias que emergiram durante a assembleia religiosa. Testemunho da fecundidade das ideias que emergiram do Sínodo foi a mesa redonda "A esperança da família - O Sínodo e depois", realizada em 21 de outubro, na UER- Universidade Europeia de Roma-, no âmbito dos encontros organizados pelos "Círculos Culturais João Paulo II". A mesa redonda foi introduzida por Antonio Gaspari, diretor editorial de Zenit, que, após as saudações habituais, apresentou os renomados palestrantes: Cardeal Gerhard Ludwig Müller, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé; Dom Luigi Negri, Arcebispo de Ferrara-Comacchio, presidente da Fundação Internacional João Paulo II para o Magistério da Ig…

Depois do Sínodo, surge uma ''minoria'' na Igreja

O Sínodo deixa a mensagem de uma Igreja que busca. Mas não como quem sabe aonde quer ir, não como quem prossegue às apalpadelas, não como quem perdeu a adesão à realidade, mas como quem não se cansa de "buscar o reino de Deus e a sua justiça" (cf. Mt 6, 33). Uma Igreja, portanto, que, consciente da sua própria inadequação e dos pecados dos seus membros, busca a cada dia uma única coisa: como ser mais fiel ao Evangelho de Jesus Cristo. O Sínodo extraordinário sobre a família terminou nesse domingo com uma liturgia eucarística e a beatificação de Paulo VI. Nesse sábado, três textos apareceram: a tradicional mensagem conclusiva, como saudação e gesto de partilha, enviado "a todas as famílias dos diferentes continentes e, em particular, àquelas que seguem a Cristo"; o relatório conclusivo, votado pelos bispos, com a inédita indicação dos votos favoráveis e contrários expressados para cada parágrafo, relatório que, por vontade do papa, torna-se também o documento prepara…

Papa no encerramento do Sínodo: "Esta é a Igreja, nossa mãe!"

Eminências, Beatitudes, Excelências,
irmãos e irmãs,
É com o coração cheio de reconhecimento e gratidão que gostaria de dar graças, juntamente convosco, ao Senhor que nos acompanhou e orientou ao longo dos dias passados, com a luz do Espírito Santo! Agradeço de coração ao senhor cardeal Lorenzo Baldisseri, secretário-geral do Sínodo, a D. Fábio Fabene, subsecretário, e, com eles, agradeço ao relator, senhor cardeal Péter Erdő, que trabalhou muito mesmo em dias de luto familiar, bem como ao secretário especial, D. Bruno Forte, aos três presidentes delegados, aos escritores, consultores, tradutores e pessoas anónimas, enfim a todos aqueles que nos bastidores trabalharam com verdadeira fidelidade, com dedicação total à Igreja e sem descanso: muito obrigado! Estou grato de igual modo a todos vós, amados padres sinodais, delegados fraternos, auditoras, auditores e assessores, pela vossa participação concreta e frutuosa. Rezarei por vós, pedindo ao Senhor que vos recompense com a abundância do…