Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de Maio 12, 2013

Reflexões do Café Concerto Família: Frutos esperados

Apresentamos agora as reflexões do Café Concerto Família Frutos esperados:
LARANJA Se nasce sem condições, a fruta é de fraca qualidade.  Se a árvore foi bem cuidada normalmente o fruto é suculento e a casca é fina e lisa.Os gomos são bem ligados entre si e rejeitam desligar-se. Mas desligados são saborosos alimentos, o que pode dizer à família? Muito tempo para maturar. Muito alimento. Em que se parece com a família?
Uma união simbolizada no redondo que tem a casca, multi elementos coesos que Às vezes dificilmente se separam sem deixar mácula. Mas que separada tem em si semente para dar novas árvores e novos frutos. Que significado? A família é uma célula da sociedade. Fechada entre si é só família- laranja, se não é utilizada apodrece, vai para o lixo.
Se se separa, cada gomo é uma nova família em crescimento, para mais fruto dando sabor a quem o disfruta.
O que pode dizer a laranja à família?

Família - Frutos esperados (Dinâmica no CaféConcerto 2013)

Apresentamos a dinâmica realizada no CaféConcerto 2013. Ela partiu da mensagem que o Senhor Dom Jorge Ortiga lançou às famílias da Arquidiocese de Braga no início do Ano da Fé. Dessa mensagem sobressaía a seguinte preocupação: "QUE PEDIREI ÀS FAMÍLIAS NESTE ANO DA FÉ?". Nesta inquietação estava também o desejo e o desafio das famílias se reunirem em grupo para a reflexão sobre o dinamismo da fé na família. Partindo desta ideia lançamos no CaféConcerto a seguinte dinâmica:

O hoje insubstituível da Família

Iniciamos este ano uma experiência pastoral que gostaria que trouxesse muitos frutos para a nossa Arquidiocese. No domingo mais próximo do dia 15 de Maio, Dia Mundial da Família, celebraremos uma homenagem e gratidão aos casais que durante o ano celebram 25 anos, 50 ou mais de vida matrimonial. Com eles louvaremos o Senhor pela fidelidade ao sim dado e pediremos bênçãos para que a aliança matrimonial continue revestida de pleno significado e fidelidade mútua.
O Evangelho de hoje pode ajudar-nos a refletir, fazendo uma transposição e interpretação para a vida matrimonial. Guardar a Palavra (de Deus no Evangelho e o do vosso “sim” no dia da celebração matrimonial) é condição indispensável para que entre vós Deus esteja presente e que Ele estabeleça a sua morada na vossa casa.
Deus vale por Ele mas a Sua presença é certeza de força e coragem para as dificuldades e fonte de alegria para quem caminha na fidelidade.

Café Concerto: Família - Frutos Esperados