«Todas as crianças são importantes, todas!» - Dia Mundial da Criança

Quantas vezes na minha vida li e ouvi as palavras de Nosso Senhor dizendo que «quem não se fizer parecido às crianças não entrará no Reino dos Céus»  (Mt 18, 3), e «quem colocar um obstáculo para uma criança cair, seria melhor ser atirado ao mar» (Mt 18, 6). Quando queriam afastar d’Ele as crianças, Ele reclamou: «Deixem vir a mim as criancinhas» (Mt 19, 14). (…)
O que é bonito em vocês, crianças, é que cada uma olha as outras crianças e dá as mãos, sem fazer diferença de cor, de condição social, de religião. Vocês dão as mãos umas às outras. Tomara que os grandes fizessem também como vocês e acabassem com toda a discriminação. Só assim o mundo poderia encontrar a paz.
Vocês querem a paz no mundo? Vocês querem um mundo em paz? Para serem realmente importantes, vocês precisam de uma família, de pais unidos, de um clima de amor e de paz. É preciso ajudar as crianças que nasceram e estão crescendo fora de uma verdadeira família. Mas é preciso também fazer alguma coisa para que todas as crianças vejam respeitado o seu direito de terem pais unidos, irmãos que se amam, uma casa harmoniosa e feliz. (…)
Foto
Para serem importantes, vocês precisam de escolas, onde todas, sem exceção, aprendam a ler e a escrever, a fazer as contas e tudo o mais que é necessário para crescer na vida. Crianças que já vão à escola, vocês querem ser aplicadas e estudiosas para aprender muito? Vocês querem que as outras, que ainda não vão à escola, tenham boas escolas para estudar? (…)
Para serem importantes, vocês precisam conhecer Jesus Cristo, precisam amá-l’O como seu maior amigo, rezar a Ele todos os dias sem falta. (…)
Foto
Se ser criança é tão importante, então todas as crianças são importantes, todas as crianças são importantes, todas! Não pode nem deve haver crianças abandonadas. Nem crianças sem lar. Nem meninos e meninas de rua. Não pode nem deve haver crianças usadas pelos adultos para a imoralidade, para o tráfico de drogas, para as pequenas e grandes infrações, para a prática do vício.
Foto
Não pode nem deve haver crianças amontoadas em centros de triagem e casas de correção, onde não conseguem receber uma verdadeira educação. Não pode nem deve haver, é o Papa quem pede e exige em nome de Deus e de seu Filho, que foi criança também Jesus, não pode nem deve haver crianças assassinadas, eliminadas sob pretexto de prevenção do crime, marcadas para morrer! Vocês querem que todas as crianças sejam felizes? Querem uma cidade, um Estado, um País, sem crianças abandonadas e meninos e meninas de rua? (…)
Vivam as crianças do mundo inteiro!
Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Beato João Paulo II (1920-2005)
Salvador, Brasil, 20.10.1991
Fotografias: Steve McCurry

Comentários