Reflexões do Café Concerto Família: Frutos esperados

Apresentamos agora as reflexões do Café Concerto Família Frutos esperados:

LARANJA 
Se nasce sem condições, a fruta é de fraca qualidade. 
Se a árvore foi bem cuidada normalmente o fruto é suculento e a casca é fina e lisa.  Os gomos são bem ligados entre si e rejeitam desligar-se. Mas desligados são saborosos alimentos, o que pode dizer à família?
Muito tempo para maturar. Muito alimento.
Em que se parece com a família?
Uma união simbolizada no redondo que tem a casca, multi elementos coesos que Às vezes dificilmente se separam sem deixar mácula.
Mas que separada tem em si semente para dar novas árvores e novos frutos.
Que significado?
A família é uma célula da sociedade. Fechada entre si é só família- laranja, se não é utilizada apodrece, vai para o lixo.
Se se separa, cada gomo é uma nova família em crescimento, para mais fruto dando sabor a quem o disfruta.
O que pode dizer a laranja à família?
A laranja é o fruto da laranjeira.
A laranjeira nasce frágil e requer bastantes cuidados.
Se o terreno é ácido a laranja é “áspera”, “acre”, se o terreno é calcário, leve  - a laranja(fruto) é normalmente doce.
Mas para que dê fruto bom e em abundância requererá um cuidado permanente – uma boa cama, com profundidade suficiente para acolher as raízes, adubo para alimentação.
Depois cada inverno uma boa sulfatada com cal (que queima) e sulfato (que limpa), é pintado bem o tronco – para eliminar germes, fungos e outros infestantes. E a árvore começa a colorir-se de flores brancas cheirosas (prontas para o ramo da noiva).
Se não há tempestade, ventos secos – a flor transforma-se em fruto.
Que pode ser seco, cascudo, leve os gomos nascem bem alimentados, é bastante sumarenta, os gomos muito coesos com dificuldade em separar-se (muitas vezes rasgam largando o sumo) a casca é afina e o fruto é agradável.
Assim, a família:
Começa nas gerações antes – nos avós ou antes que formam a planta, a cuidam e alimentam;
Continua na vida - o meio, as circunstâncias (a terra, o clima, o resguardo) a escola, a sociedade;
Cresce na adolescência - é estacada para crescer direita, é adubada para robustecer;
Na idade madura procura, se tem condições, florir, inebriar com o seu odor e dessa flor dá o fruto.
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Associando esta fruta à família, temos várias etapas:
Primeiro começamos pela planta (laranjeira) para que cresça precisamos de a adubar , regar, trata-la para que cresça  bem e com fortaleza, para que dê bom fruto e para que esse fruto seja saudável, apetitoso e seja desejado por todos.
Assim, será a família cristã.
Nascemos, e pelas mãos dos nossos pais, ou quem de bem nos leva ao batismo, a partir daí pertencemos à família de Deus, com o crescer temos que ser alimentados com a PALAVRA de Deus para conseguirmos dar fruto.
Fruto Família, unida, solidária, cristã. Sendo assim, família unida, família solidária, somos como a laranja que com os seus gomos unidos, assim como a família cristã não há separação, há amor, fraternidade, há família cristã onde mora a paz, o verdadeiro sentido da família. Em todo o percurso da vida temos que tratar os nossos frutos, para que sejam sempre verdadeiros e saborosos, não os podemos deixar ao abandono para que não se percam. Onde há fé, há amor, onde há amor há família cristã.
NOZ
O que pode dizer à Família a noz?
A casca dá-nos o sentido de proteção e de união tal como devem ser as  famílias: só somos família se houver união e proteção entre os seus elementos.
A noz tal como a família só é saboreada se estiver aberta, só pode dar a conhecer os seus valores se se abrir aos outros.
Para podermos conhecer este fruto, a noz, temos que a abrir, caso contrário não a poderemos saborear.
A família também tem que se abrir aos outros. A família que não se abre aos outros, acaba por não se deixar saborear.
A noz é um alimento muito rico em vitaminas, tal como a família o deve ser para os seus familiares.
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
A noz diz-nos que mesmo passíveis de serem identificadas separadamente, constituem uma unidade.
Na sua comparação com a família, a casca da noz será o amor que une a família; se não se abrir não dará o seu fruto a provar, o mesmo acontece com a família que fechada no seu círculo mais próximo de parentesco, não dará os seus frutos na formação da comunidade.
Tal como a noz, que possui propriedades que se adaptam às mais diversas combinações culinárias, assim acontece com a família, que possui vários membros que se repartem nas diversas atividades da comunidade, transportando para esta os valores de base que traz da “casca”.
A família, mesmo separada, partem de uma base familiar unida.
MAÇà
A maçã é tão necessária para a nossa vida como é a nossa família. É na família que buscamos forças através do diálogo, no desligar os computadores, a TV… para encontrar alguma saúde.
A maçã pode dizer à família que não vale a apenas ser brilhante se não tem sabor.
A família deixa de ter sabor se só tem brilho e não dá fruto. Frutos esses que passam pelo diálogo, educação, respeito e oração.
Não lutemos tanto pela imagem que podemos transmitir para os outros verem e “admirarem”, mas sim pelo sabor que devemos dar a quem vive e convive connosco. Para concluir:
Não sejamos famílias de estufa mas sim maçãs habituadas às tempestades e contratempos e de fácil digestão para quem nos “come”…
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
A semelhança com um dos símbolos da família: a “aliança”.
O símbolo da família nuclear e símbolo de nascimento de novas famílias.:
Casca –os avós
Polpa- pais
Pevide – filhos
Em todas as famílias: Sabedoria; Amor; Nascimento
Tal como a maça é alimento essencial numa alimentação de qualidade, a família é o alimento essencial à sociedade em geral e ao individuo em particular.
ROMÃ
A romã é um fruto que se parece com a família.
As suas sementes são muitas e variadas. Representam a união da família , que pode ser numerosa  e diversificada. A cor é igual para todos. É a cor do sangue que significa a fortaleza da família
“A união faz a força”
Tal como a romã a família também é fecunda.
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
A romã através da união das suas diversas sementes ou elementos é igual à família que também é composta por vários elementos e todos formam uma unidade.
A romã tem cor, diversidade, sabor, brilho, aroma … A família à sua semelhança também é revestida desses adjetivos quando nasce através do amor e nela residem o respeito, a união, a diversidade, o perdão, a aprendizagem e a doação, constituindo uma única célula, uma unidade que cresce e é capaz de se abrir á comunidade, capaz de abrir aos outros, contribuindo para uma sociedade melhor. Tal como a romã quando está madura e pronta ser a ser saboreada, libertando o seu sabor, o seu aroma e o seu valor nutritivo para nos alimentar. 

CEREJA
A cereja fala-nos da união, mostra-nos que a família deve permanecer unida. Também é no coração família que se geram bons frutos, neste casos os filhos, ou bons cristãos. A cereja é um fruto pequeno, mas com muito valor. Assim como a família, pode ser um núcleo pequeno, mas por vezes transporta muito fruto e muita vida para o exterior.
A cereja apresenta-se quase sempre unida por duas ou mais unidades. A sua cor é normalmente vermelha simboliza a força da vida e também é o símbolo da paixão.
MELÃO/MELOA
Adoro o melão e a meloa é a minha fruta preferida tal qual adoro a minha família.
A única parte que eu não gosto é das sementes. Mas na família elas são muito importantes.
São as sementes da família que lhe dão o ser, a cor e o aroma que também, por norma, no/na melão/meloa é intenso e agradável, e dão-nos a conhecer que este fruto está maduro.
Uma família madura é capaz de se abrir aos outros e torna-se o seu aroma, principalmente dos seus familiares e porque não da comunidade?!

Comentários