"Epic - O Reino Secreto": um filme para crianças a refletir na família, escola e paróquia

Mary Katherine está empenhada em aprofundar o estudo sobre a lendária existência de um minúsculo povo guerreiro na floresta que rodeia a casa do pai. IIustre professor, este tenta no entanto demovê-la, argumentando a ausência de prova científica de tal presença.
O fascínio de Mary Katherine nem assim esmorece e é precisamente ao passear pela floresta que algo extraordinário acontece: ao tocar numa folha, aparentemente simples, um inesperado poder mágico reduz a rapariga a uma escala minúscula.
Assim começa uma extraordinária aventura que levará a protagonista a comprovar a verdadeira existência dos bravos "homens-folha", cuja missão é proteger o mundo contra o mal. No caso, contra as investidas de Mandrake e a sua determinação em extinguir a vida na floresta.
Fotograma
Uma aventura recheada de peripécias e grandes riscos, em que a amizade, a esperança inabalável e o forte compromisso com a preservação da natureza se provarão as melhores defesas a estancar o ímpeto de Mandrake.

"Epic – o Reino Secreto" é a nova proposta cinematográfica para crianças a povoar as salas de cinema do país. Baseado na obra do escritor, ilustrador e ainda realizador William Joyce, "Leaf Men & the Brave Good Bugs", o filme promete expandir em ampla escala o sucesso já alcançado com o livro.
Fotograma
Dotado de uma assinalável qualidade visual, é a ela que o realizador Chris Wedge e restante equipa técnica emprestam a sua experiência, ganha com "Idade do Gelo" e "Robôs".
De resto, ‘Epic – o Reino Secreto’ segue a linha dos contos/filmes populares infanto-juvenis, com uma estrutura narrativa próxima da tradicional: de forma linear, com os seus heróis, vilões e adjuvantes.
Fotograma
A presença do sobrenatural e da magia; a apresentação de um elemento perturbador da ordem natural, que constitui o obstáculo a ser vencido; uma motivação - no caso o imaginário, o fascínio pelo desconhecido e pela comprovação de uma lenda, para que a protagonista saia da sua área de conforto, primeiro à descoberta, depois numa missão de valor; a presença de valores, a ecologia, a amizade, a cooperação, a defesa do bem comum, a esperança, entre outros, como sustento do objetivo, fim e estratégias para superar as contrariedades, são alguns dos elementos clássicos aqui manifestados.
Fotograma
Ainda que no seu argumento "Epic – o Reino Secreto" não traga nada de realmente novo ao muito que o cinema tem dado ao público mais novo, não deixa de ser uma simpática proposta, com muitas pistas para se pensar e trabalhar, em família ou em comunidade (escolar, paroquial ou outra) valores universais.
Fotograma
 
Margarida Ataíde
Grupo de Cinema do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura
In Agência Ecclesia
Com SNPC
30.05.13

Comentários