Um Pai Positivo - Dia do Pai


Celebrar o Dia do Pai é acima de tudo prestar homenagem a todos os homens que pela sua condição de pais são um exemplo de coragem, luta e dedicação aos seus filhos e esposa, ou seja, à Família.
O Dia do Pai é, por isso, uma festa celebrada no dia 19 de Março.

A Igreja Católica não se esquece deste dia e celebra esta efeméride com a festa de São José. É uma festa digna e própria daquele Homem que serviu de modelo e de referência à educação do próprio Filho de Deus, Jesus Cristo. Homem puro e verdadeiro que consagrou a sua vida em prol da educação de Jesus, que esteve sempre ao lado de sua esposa Maria, Nossa Mãe e Mãe da Igreja. Homem digno de cumprir e assumir uma missão divina, de acordo com os desígnios de Deus. Soube ser Pai e marido, e a sua vida tem sido apontada pela Igreja como modelo para todos os homens. A família por ele formada é uma referência para as famílias de hoje, pois estas devem ter por base a Família de Nazaré. São José soube incutir em Jesus Cristo os valores do respeito, da verdade, da lealdade, do trabalho, da união, da sinceridade, do diálogo, da dedicação e da honra.

Ser pai é o elo e a força que mantém unida uma família.

Ser pai é a fonte de transmissão de saberes da experiência adquirida e da construção no seio familiar.

Ser pai é saber dizer sim e saber dizer não, quando é necessário os filhos ouvirem essas palavras.

Ser pai é ser um herói. É saber proteger o espaço sagrado do lar e da família.

Ser pai é ser modelo de honestidade, de amor e de coerência para com os filhos.

Ser pai, nos dias de hoje, não é fácil.

Os pais de hoje têm falta de tempo para ouvir os seus filhos e para assumir verdadeiramente o papel de pai.

A sociedade moderna, consumista por natureza, está desprovida de valores. Os filhos de hoje, que serão os pais de amanhã, deverão ser alertados e consciencializados disso para se nutrirem do alimento fundamental, que se tornará a base do bom exemplo a dar, tendo sempre como modelo São José, pai e marido, alicerce de uma família sólida, unida e fonte de vida.

Em suma, neste Ano da Fé, façamos votos para que o Pai do Céu ajude todos os pais a descobrir e a fortificar o verdadeiro caminho da fé e da esperança com vista a superar as dificuldades e as adversidades do mundo de hoje. 

Comentários