Tempo de férias tempo de brincadeira… em família!

Quem não gosta de férias? 
Todos gostamos porque nos permitem o descanso e o retemperar de energias para poder retomar o trabalho… Contudo férias não tão somente sinónimo de lazer e de descontracção. É tempo oportuno para a família se rever e reconhecer no seu papel original: comunidade de vida e de amor. 
Colocando de lado horários, stress, preocupações a família tem neste período uma oportunidade única para redescobrir a brincadeira. 
Brincar faz falta. 
Brincar uns com os outros faz imensa falta. 
Que o pai brinque com a mãe… que a mãe brinque com o pai… que o pai e a mãe brinque com os filhos… a brincadeira não é "brincadeira". Brincar é uma coisa séria. Tão séria e necessária é a brincadeira que não pode deixar de ser uma realidade em férias (e fora delas). 
A brincadeira é séria porque fomenta o conhecimento, espevita a criatividade, alivia a carga, promove o diálogo, activa as relações, desperta a convívio, produz comunicação, faz família… 
A brincadeira é necessária porque quebra rotinas, cria liberdade, estimula a confiança, é um investimento na sadia relação entre familiares, estabelece regras, aumenta a formação integral, incentiva à cultura, serena os corações, alivia as tensões…
Em tempo de férias brinquemos muito uns com os outros…brinquemos sem medo de nos sujarmos, sem medo de doenças, sem medo de quebrar algumas regras.... fantasiemos, contemos histórias, façamos teatro, contemos anedotas, joguemos muito… façamos sorrir… criemos oportunidades para estar juntos, ao menos em férias… 

Pastoral Familiar de Vila Nova de Famalicão

Comentários